fbpx

Você sabe o que é a densitometria óssea?

A Densitometria Óssea faz a medição da densidade mineral óssea. É ideal para o diagnóstico da osteoporose e osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa.
Normalmente o exame é indicado para pacientes idosos, mas pode ser realizado também em faixas etárias menores, em vários outros critérios, como: baixo peso, fratura prévia, medicações que aumentam o risco de osteoporose, monitorar tratamentos, pacientes com doenças na tireoide, fumantes, sedentários, pacientes com doenças reumáticas, cálculo renal ou doença gastrointestinal, bem como aqueles em uso constante de corticoides, entre outras várias possibilidades, inclusive tendo também aplicação na pediatria para acompanhamento do crescimento da criança e do adolescente.

Atualmente, sabe-se que o exame de densitometria óssea também é altamente utilizado na área de medicina esportiva, sendo considerado a mais precisa técnica para avaliar a composição corporal – percentual de massa magra (músculo), gordura e massa óssea. Isso traz com exatidão quanto do peso do atleta corresponde a cada um desses componentes, podendo analisar a resposta do corpo aos treinamentos, auxiliando atletas profissionais e amadores.

Não só esportes que exigem grande esforço físico, mas mesmo aqueles que frequentam academias e que fazem atividades físicas de grande intensidade, podem ocasionar lesões e perda de massa óssea e osteoporose a longo prazo, sendo o exame de densitometria excelente para detectar a redução de massa óssea corpórea precocemente e apontar qual tipo de intervenção precisará ser feita.